Um relatório recente da AutoColumn , citando suas fontes revela que o Ford KA que foi apresentado no Brasil no mês passado estará batendo mercado interno indiano dentro de um ou dois meses após o início da produção. O relatório também diz que a chegada da próxima geração Figo (KA) substituirá o atual Figo no mercado sub-continente. Sob o capô, o novo hatchback Ford KA é susceptível de embalar do motor a gasolina de 1.2 litros e 1,5 litros motor diesel TDCi, o que pode gerar uma potência de 89 cv e um binário máximo de 204 Nm. Além disso, um motor diesel 1,1 litros também poderia figurar no Ford KA.

No Brasil, o Ford KA 2015 vai obter energia a partir naturalmente aspirado de 1.0 litros de três cilindros a gasolina, que pode despejar uma potência de 85 cv e torque máximo de 10,7 kgm. O motor viria acoplado a caixa manual de cinco velocidades e seria capaz de funcionar com gasolina e etanol. Relatórios anteriores indicaram que o carro daria uma eficiência de combustível de 13 km / l em urbano e 15,1 km / l em extra-urbano com gasolina e 13 km / l no urbano e 15,1 km / l em extra-urbano quando estiver funcionando com etanol .

Tabela de preços e itens de série

Modelo Versão Preço Itens
Novo Ka 2015 SE 1.0 R$ 35.390 ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, porta-celular, sistema de som com conexão Bluetooth e entrada USB, volante com ajuste de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro, chave canivete, maçanetas e retrovisores na cor do carro.
SE Plus R$ 37.390 Todos os itens da SE 1.0 e acrescenta vidros elétricos traseiros, central multimídia Sync, volante multifuncional e detalhes cromados no interior.
SEL R$ 39.990 Acrescenta controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, alarme, faróis de neblina, lanternas com máscara negra, rodas de liga-leve de 15 polegadas.

 

Tabela de Preços – Novo KA Hatch 1.5 e KA+ (Sedã) 1.0 e 1.5

Modelo Versão Preço
Novo KA SE 1.5 R$ 40.390,00
SE PLUS 1.5 R$ 42.390,00
SEL 1.5 R$ 44.490,00
Novo KA+ (Sedã) SE 1.0 R$ 37.890,00
SE PLUS 1.0 R$ 39.890,00
SEL 1.0 R$ 42.490,00
SE 1.5 R$ 42.890,00
SE PLUS 1.5 R$ 44.890,00
SEL 1.5 R$ 47.490,00

O novo Ka será equipado na versão hatch com o motor 1.0 flex de três cilindros, que segundo a Ford será o propulsor 1.0 mais mais potente e econômico do Brasil, adotando duplo comando de válvulas, entregando potência de 85 cavalos entre 6.300 e 6.500 rpm e 10,7 kgfm de torque aos 4.500 giros, quando abastecido com etanol.

Novo Ford Ka Sedan 2015
Novo Ford Ka Sedan 2015
Novo Ford Ka Sedan 2015

Haverá também opção do motor quatro cilindros 1.5 de 111 cavalos, tanto para o Hatch quanto para o sedã.

Novo Ford Ka 2015 - interior - painel

O modelo foi totalmente reformulado interna e externamente, ficando com maiores dimensões, dianteira com maior volume, grade com identidade Ford estilo Aston Martin e vincos na carroceria.

Novo Ford Ka 2015

A lateral ostenta uma linha de cintura elevada e conta com um forte vinco acima das caixa de rodas, atravessando as maçanetas e terminam nas lanternas traseiras.

Novo Ford Ka 2015

A Ford considera que o modelo SE será responsável por 80% das vendas no novo Ka, considerando o SE Plus (R$ 37.390), que já agrega itens como vidros elétricos traseiros e sistema de som SYNC com rádio/CD/MP3, comandos de voz e controles de áudio e telefone no volante.

Novo Ford Ka 2015

Eficiência

A Ford informa que sistemas aplicados ao modelo como direção elétrica e pneus verdes de baixa resistência à rolagem contribuem para reduzir em até 6% o consumo de combustível.

Novo Ford Ka 2015 - interior - painel

Além disso, no painel de instrumentos há um indicador de ponto ideal de troca de marchas.

Movo Ford Ka 2015 - painel de instrumentos

Ainda sobre o painel, o sistema de iluminação noturna conta com luzes indiretas na tonalidade branco e azul, que se harmonizam com as teclas do console central que comandam o sistema SYNC, mostrado abaixo.

Movo Ford Ka 2015 - console central - sistema SYNC

Além disso, o novo Ka é o primeiro carro da Ford que será equipado com a tecnologia de assistência em emergência, que faz ligações automática para o serviço médico em caso de um acidente (veja detalhes de funcionamento desse sistema clicando aqui).

Segundo o INMETRO, o Novo Ka 2015 conseguiu média na cidade de 8,9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina) e de 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) na estrada.

Interior

Novo Ford KA 2015 - interior


A Ford promoveu alterações no projeto do Novo KA em relação à plataforma da qual deriva (New Fiesta) para propiciar maior espaço interno.

Novo Ford KA 2015 - interior

Assim, o Novo Ford Ka tem mais altura interna e mais larga que o New Fiesta, perdendo para este apenas no porta-malas, já que o KA oferece 257 litros, contra 285 do New Fiesta

Novo Ford KA 2015 - interior


O painel de instrumentos também, apesar de guardar semelhanças com o New Fiesta, tem desenho próprio, mais limpo.

Novo Ford KA 2015 - interior

A parte central conta com o sistema SYNC, que conta com sistema de acionamento do SAMU em caso de emergência (veja detalhes aqui).

Novo Ford KA 2015 - interior

Outro aspecto aprimorado é o relativo aos porta-objetos, já que a Ford colocou uma série deles no interior do KA, ampliando o nível de praticidade do modelo.

Novo Ford KA 2015 - interior


Há inclusive um porta-objetos em forma de prateleira (emborrachada) abaixo do acionamento do ar-condicionado, em local adequado para se colocar o telefone celular.

Novo Ford KA 2015 - interior


O volante com comandos multifuncionais no lado esquerdo permite controlar o sistema de áudio e de entretenimento sem desviar a atenção da pista.

Novo Sedã Ka+ chega ainda em 2014

Novo Ford Ka Sedan 2015

A Ford pretende vender mais de 10.000 unidades do Novo Ka em suas versões Hatch e Sedã por mês, trazendo para o modelo os antigos compradores do Ford Fiesta Rocam.

O Ka+ (modelo de três volumes) chega às revendas até outubro – carro que a Ford pretende que seja também um dos mais vendidos no segmento sedã.

Fotos – Novo KA+ Sedã – Vermelho Merlot

Novo Ford KA+ (Sedã)
Novo Ford KA+ (Sedã)
Novo Ford KA+ (Sedã) - Vermelho Merlot
Novo Ford KA+ (Sedã) - Vermelho Merlot
Novo Ford KA+ (Sedã) - Vermelho Merlot

Fotos – Novo Ford KA+ (Sedã) – Prata

Novo Ford KA+ (Sedã) - prata
Novo Ford KA+ (Sedã) - prata
Novo Ford KA+ (Sedã) - prata
Novo Ford KA+ (Sedã) - prata

Fotos – interior

Novo Ford KA+ (Sedã) - interior - painel

 

Novo Ford KA+ (Sedã) - interior

Levando-se em consideração que o mercado brasileiro, sobretudo no varejo, procura sempre pormodelos equipados com no mínimo ar-condicionado, direção com assistência, sistema de som e vidros e travas elétricas, então a estratégia da Ford de lançar o modelo sem configuração “pelada” faz sentido.

Novo Ford Ka 2015

Dimensões

O Novo Ford Ka Hatch 2015 mede 3.886 metros de comprimento, largura de 1.911, altura de 1.525 metros e a distância entre-eixos é de 2,491 metros. O peso em ordem de marcha da versão S 1.0 é de 997 Kg, enquanto a SE pesa 1007 Kg e a SEL 1026 Kg.

Novo Ford Ka 2015 - painel com dock

Desempenho e Consumo

Os dados da Quatro Rodas mostram que o Volkswagen up! supera o Novo Ford KA 1.0 em aceleração de 0 a 100 Km/h e em todas as provas de retomada de velocidade, e por margens significativas, que vão de 7.3% na aceleração de 0 a 100 Km/h a 15,1% no caso da retomada de 80 a 120 Km/h, conforme mostramos nos gráficos abaixo.

Aceleração de 0 a 100 Km/h

Com o tempo de 14,2 segundos, o Volkswagen up! fica à frente de todos os demais modelos 1.0 do mercado, e supera o Novo Ford Ka 1.0, que cumpriu a prova em 15,32 segundos, por uma margem de 7,31% – o que deixa patente a superioridade do up! nesse aspecto.

Retomada de 40 a 80 Km/h

A retomada de 40 a 80 Km/h é uma avaliação da agilidade do carro em ciclo urbano, e novamente nesse aspecto o Volkswagen up! predominou sobre todos os outros 1.0 do mercado, com o tempo de 8.6 segundos, enquanto o Ford Ka SE 1.0 foi quase 1 segundo mais lento, com 9,5 segundos. Assim, o up! é 9.5% mais rápido nesse tipo de retomada.

Retomada de 80 a 120 Km/h

A retomada de 80 a 120 Km/h dá uma dimensão da agilidade do carro em estrada (ciclo rodoviário), e é outro ponto onde o Volkswagen up! predominou, já que seu tempo, de 24,2 segundos foi nada menos que 4,3 segundos mais rápido que o do Novo Ford Ka SE 1.0, que conclui a prova em 28,5 segundos.

Segundo a Revista Quatro Rodas, “o up! às vezes nem parece 1.0, de tão espevitado“, algo que vai ao encontro de nossas impressões com o up! em nosso teste de longa duração (veja aqui) e também em outras oportunidades que testamos o carro, ou seja, que o up! tem performance similar a um carro com motor entre 1.4 e 1.6, tamanha é sua agilidade tanto em cidade quanto estrada. E a revista ainda completa: o “up! anda tão bem que não tem nem para o posto: também foi o mais econômico de todos“.

Frenagem

Na prova de frenagem a 120 Km/h o campeão – carro que parou em menor espaço – foi o Nissan March S, cujo sistema de freios imobilizou o carro em 64,8 metros, contra 65,7 metros do Ford KA SE 1.0 e 70,1 metros do Volkswagen up!.

Consumo

O Volkswagen up! foi o campeão disparado nas provas de desempenho da Revista Quatro Rodas, mas, surpreendentemente, a sua superioridade em consumo de combustível é ainda mais pronunciada. Em ciclo urbano o modelo da Volkswagen atingiu a excelente marca de 14,1 Km/l de gasolina, enquanto em estrada ele registrou 18 km/l.

Ou seja, em cidade o up! é nada menos que 23,7% mais econômico que o Ford Ka SE 1.0, enquanto em ciclo rodoviário a vantagem do VW sobre o Ford é de 15,3%.

Concorrentes

A Ford do Brasil estabelece os seguintes modelos como concorrentes do Novo Ford Ka Hatch 2015: Volkswagen Up, Gol e Fox; Fiat Palio e Novo Uno; Hyundai HB20; Chevrolet Onix ; Renault Sandero.

No caso do sedã, o modelo enfrentará Chevrolet Prisma, Fiat Grand Siena, Hyundai HB20S, Nissan Versa, Renault Logan e Volkswagen Voyage. Dentre estes, apenas o Ka+ e o HB20S oferecem motor de três cilindros 1.0.

Garantia e Plano de Revisões

A Ford oferece garantia de três anos. A primeira revisão deve ocorrer após os primeiros seis meses de uso do carro, enquanto as demais em intervalos de 1 (um) ano.

Ficha Técnica – Novo Ford Ka 2015

Modelo Ford Ka S 1.0 Ford Ka SE 1.0 Ford KA SEL
Motor 1.0L , três cilindros, Flex
Cilindrada 999 cm3
Torque 10 Kgfm @ 3.500 RPM (gasolina) / 10,5 Kgfm @ 4.500 RPM (etanol)
Potência 80 cavalos @ 6.300 RPM – 6.500 RPM (Gasolina) e 85 cavalos @ 6.300 RPM – 6.500 RPM (etanol)
Taxa de Compressão 12:01
Peso em ordem de marcha 997 1007 1026
Dimensões Comprimento 3886
Distância entre eixos 2491
Largura 1911 (com espelhos) / 1695 (sem espelhos)
Altura 1525
Balanço traseiro 600
Reservatório de combustível 51,6
Dados de Desempenho e Consumo – Revista Auto Esporte
Aceleração de  0 a 100 Km/h [s] 13,5
Aceleração de 0 a 400 metros [s] 18,8
Aceleração de 0 a 1000 metros [s] 34,7
Retomadas 40 a 80 Km/h [s] 8,5
60 a 100 Km/h [s] 12,8
80 a 120 Km/h [s] 20,3
Frenagem 100 Km/h 42,5 metros
80 km/h 27,1 metros
60 Km/h 16 metros
Consumo (etanol) Cidade 10,8 Km/l
Estrada 13,3 Km/l