Nesta quarta-feira (3) a  Fiat lançou a linha 2015 do novo Uno, com evento em Buenos Aires, capital argentina. O compacto ganha visual repaginado, novo interior e, na inédita versão Evolution, o sistema start-stop pela primeira vez num carro nacional. O novo hatch será ofertado nas versões Attractive 1.0, Evolution 1.4, Way 1.0 e 1.4, e Sporting 1.4, sendo esta última com opção do câmbio automatizado Dualogic.

Fiat Uno 2015
Attractive

 

A tecnologia Start-Stop é responsável por desligar o motor em paradas rápidas, e religá-lo ao se partir com o carro. No caso do Uno, para atuar o carro precisa estar com o câmbio em ponto morto e a embreagem liberada. O motor fica desligado por até 2 min e 45 s (se você não apertar a embreagem antes para sair), voltando a religar sem seguida. Caso o ar-condicionado esteja ligado, este tempo diminui para no máximo 1 min, de modo que a cabine não esquente. Além do Start-Stop, o Uno Evolution teve a quinta marcha alongada e ganhou pneus Pirelli P1, de menor resistência a rodagem. De acordo com o Programa de Etiquetagem do Inmetro, o modelo tem nota A de consumo, com médias de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol.

Novo Uno 2015
Fiat Uno 2015

 

O presidente da Fiat Chrysler (FCA) no Brasil, Cledorvino Belini, anunciou o lançamento de mais cinco novos modelos da Fiat e dois da Jeep dentro do ciclo atual de investimentos da marca no país. “O setor não pode pensar a curto prazo, pois o mercado tem dimensões que corresponderão às expectativas”. Para o mandante, há muito pessimismo do setor atualmente, mas a FCA aposta no potencial a longo prazo, tanto que prevê 1,3 milhão de unidades para 2018 – sendo 1,1 milhão da Fiat e o restante de Jeep e Chrysler. Segundo ele, espera-se aumento de 2,5% no PIB da América Latina para 2015, um crescimento superior ao da América do Norte e da Zona do Euro.

Fiat-Uno-2015